Empregador, o EPI é responsabilidade sua!
- Vitória Mattos
- 25 de ago. de 2023
- 3 min de leitura

O Equipamento de Proteção Individual (EPI) é todo aquele equipamento, dispositivo ou produto de proteção à saúde e vida do trabalhador e devem ser utilizados de acordo com a NR 06.
O uso de EPI somente será feito quando não for possível eliminar os riscos do ambiente em que se desenvolve a atividade, ou seja, quando as medidas de proteção coletiva não forem eficientes e suficientes para a eliminação dos riscos e não oferecerem completa proteção contra os riscos de acidentes de trabalho e/ou de doenças ocupacionais.
Assim o EPI somente será necessário quando a utilização de Equipamento de Proteção Coletiva (EPC) não for suficiente para diminuir ou eliminar os riscos da atividade desenvolvida.
A empresa deve fornecer os EPIs adequados ao risco da atividade, em perfeito estado de conversação e funcionamento e de forma gratuita, de acordo com a NR06:
adquirir somente o aprovado pelo órgão de âmbito nacional competente em matéria de segurança e saúde no trabalho;
orientar e treinar o empregado;
fornecer ao empregado, gratuitamente, EPI adequado ao risco, em perfeito estado de conservação e funcionamento, nas situações previstas no subitem 1.5.5.1.2 da Norma Regulamentadora nº 01 (NR-01) - Disposições Gerais e Gerenciamento de Riscos Ocupacionais, observada a hierarquia das medidas de prevenção;
registrar o seu fornecimento ao empregado, podendo ser adotados livros, fichas ou sistema eletrônico, inclusive, por sistema biométrico;
exigir seu uso;
responsabilizar-se pela higienização e manutenção periódica, quando aplicáveis esses procedimentos, em conformidade com as informações fornecidas pelo fabricante ou importador;
substituir imediatamente, quando danificado ou extraviado; e
comunicar ao órgão de âmbito nacional competente em matéria de segurança e saúde no trabalho qualquer irregularidade observada.
Contudo, não basta que a empresa apenas forneça o EPI para que fique isenta de responsabilidades, é necessário que a empresa além de fornecer os equipamentos corretos, treine seus funcionários para a sua utilização, institua, exija e fiscalize o uso dos EPIs pela sua equipe.
Procedimentos que a empresa pode adotar para seguir a NR 06:
Fornecer EPIs adequados;
Curso de capacitação e orientação para a correta utilização dos EPIs;
Fiscalização ativa quanto ao uso correto e ininterrupto dos EPIs.
No item 6.5.2 da NR 06 é possível verificar o que a empresa responsável deve levar em conta ao selecionar o tipo de EPI, uma vez que a necessidade de cada equipamento varia de acordo com a atividade exercida pelo trabalhador e seus riscos ocupacionais.
a atividade exercida;
as medidas de prevenção em função dos perigos identificados e dos riscos ocupacionais avaliados;
o disposto no Anexo I;
a eficácia necessária para o controle da exposição ao risco;
as exigências estabelecidas em Normas Regulamentadoras e nos dispositivos legais;
a adequação do equipamento ao empregado e o conforto oferecido, segundo avaliação do conjunto de empregados; e
a compatibilidade, em casos que exijam a utilização simultânea de vários EPI, de maneira a assegurar as respectivas eficácias para proteção contra os riscos existentes.
No que se refere a responsabilidade do empregado, a NR06 dispõe que cabe ao trabalhador utilizar o EPI fornecido apenas para a finalidade que se destina, sendo o responsável por sua limpeza, guarda e conservação, comunicar a empresa quando o EPI for extraviado, danificado ou que tenha tido qualquer alteração que o torne impróprio e que o trabalhador cumpra com as determinações da empresa sobre o uso adequado do EPI.
Se mesmo após todas as intruções de uso, fornecimento de equipamento e cobranças por parte da empresa, o trabalhador insistir em não utilizar o EPI, empregador deve utilizar de seu poder diretivo e obrigar o empregado a utilizar o equipamento, sob pena de sansões de advertência ou suspensão, podendo, em caso de reincidências, sofrer punições mais severas como a demissão por justa causa.
Gostou deste conteúdo? Muito mais que um artigo, esse texto tem o intuito de solucionar suas dúvidas sobre como funciona, como cobrar e quais as responsabilidade de cada um quando se fala em EPI.
Aproveita que você chegou até aqui e já compartilha esse material com todos os seus amigos, familiares e conhecidos!
Comments